Monday, April 8, 2019

MICRO MEMÓRIAS 1

,,,, o namorado do Bispo... (Salvador / Bahia 1979 AD)

...estava morando por alguns dias em Salvador e conheci - no UCBA União Cultural Brasil Alemanha (dizíamos : União Cultural Bahia Alemanha) que ficava na Av. 7 de Setembro já no planalto da cidade alta - um negro falante, alto, magrelo e bem apessoado, cheio das malandragens típicas bahianas. Fala mansa. Muitos trocadilhos. Amigo e conhecido de vários amigos (do Léo, do Vanderley "escravo da beleza", da Naná e de Pedro, de Nêgo, etc.). Conversamos um bocado, bom falador como eu. Me distraí com outras pessoas e quando voltei ele havia ido embora. Nunca soube seu nome. Quando perguntei para o Nêgo qual o nome do figura, ele me respondeu enigmático : "Ah! o namorado do Bispo! Sei não."

Na época fazia um Curso de Composição no Festival de Inverno na UFBA Universidade Federal da Bahia, no mitológico Seminário de Música (refundado por Koellreutter) - com Walter Smetak, Ernst Widmer, Agnaldo Ribeiro. Ganhei a bolsa após ter estado outras vezes em Salvador na caça do Smetak, (mas esta fica para outra MM). Como dizia, eu, estudante de composição com Michel Phillippot e Conrado Silva na UNESP em São Bernardo do Campo, com uma bolsa, de um mês que se estendeu por quase três - e que por pouco não me fez perder o semestre na UNESP. Em Salvador estudava durante quase todo o tempo e tocava violão e outros instrumentos de percussão num típico "lounge natureba" no Arroz de Ouro - restaurante macrobiótico (uma espécie de veganismo-dos-anos-70 - Salve Kikushi !) que ficava numa travessinha no Centro, na hora do almoço, a troco dele e dos drinks e para relaxar... Tudo seguia mágico como só Salvador !

Alguns muitos dias depois, saindo de casa - numa travessa do Porto da Barra - subindo a ladeira para a cidade alta, logo onde há o precipício para o Mar de um lado e uma montanha pedregosa do outro. Um Sol de fritar miolo.  Olhei na bolsa e achei uma "pontíssima" de um "cabeça de nêgo" que me disseram muito forte. Três, quatro tapinhas e eu estava sonhando acordado diante da beleza. Flutuando em direção à aula!! E era uma caminhada e tanto até o Seminário de Música. De repente para um fusca branco um pouco a frente, abre a porta, alguém chama pelo nome : Wilsão ! Cheguei até o carro e era ele, o negro do UCBA. E aí ? falei. Quer uma carona ? Ele disse. Vai para a UFBA? Sim, obrigado, respondi. Notei que não tinha o banco da frente, do carona, no fusca. Ao tentar entrar vi que havia um senhor de uns 60 anos sentado em trajes eclesiásticos, gordo, cara de bonachão e ocupando quase todo o banco ! O amigo sem nome me diz : Ô Wilsão, você conhece o Bispo ? 

Sentado ao lado do Bispo fui de carona até em frente a Reitoria - entrada da UFBA - conversando amenidades. Até hoje não sei o nome... nem dele, nem do Bispo.

No comments:

Post a Comment